sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Hotel de 30 andares é construído em 360 horas



Um prédio de 30 andares construído em apenas 15 dias, na província de Hunan, na China, é a nova façanha de uma construtora chinesa chamada China Broad Group. A empresa, que já tinha erguido um edifício de 15 andares em uma semana, multiplicou o desafio por dois e bateu novo recorde, graças a tecnologias mais ecológicas.

O edifício de 17.000m², um hotel cinco estrelas inaugurado em dezembro de 2011, foi construído tão rapidamente por conta de seções pré-fabricadas e encaixadas em uma estrutura de aço, evitando desperdício de energia e de materiais.

Por terem sido fabricadas sob medida, as placas reduziram o tempo de obra e ainda diminuíram em seis vezes a quantidade de cimento normalmente usada numa construção deste porte – o material cerâmico é responsável por altas emissões de CO2 na atmosfera. Além de econômico e mais sustentável, o prédio é seguro e preparado para terremotos de até 9 pontos da escala Richter.

A construtora chinesa espera que o modelo logo se espalhe para o restante dos países. A empresa pretende usar os mesmos métodos ecológicos para levantar outros 150 prédios nos moldes do hotel chinês. Quem sabe um deles não é construído por aqui?

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

M&T EXPO 2012 contará com cerca de 1.000 marcas

Expectativa é que o evento atraia 45 mil visitantes
De 29 de maio a 2 de junho de 2012, São Paulo será a sede da maior e mais importante feira de equipamentos para os segmentos da construção e mineração da América Latina. Será promovida no Centro de Exposições Imigrantes na zona Sul da cidade, a M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração. A expectativa da promotora e organizadora da feira, a SOBRATEMA – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, é de que o evento atraia um público da ordem de 45 mil pessoas, o que representará um aumento de 10% em relação à edição anterior, realizada em 2009.

Boa parte desse contingente de visitantes é composta por profissionais, técnicos e empresários das áreas de mineração e construção. Durante os cinco dias da feira, todos terão a oportunidade de conhecer, em detalhes, as principais novidades em termos de equipamentos e máquinas voltadas às duas atividades. Nos 66 mil m2de área de exposição – 26.9% superior à da edição anterior –, o visitante poderá encontrar aproximadamente 1.000 marcas de equipamentos fabricados em diversas partes do mundo e exibidos por 480 empresas.

Lá estarão expostos equipamentos para terraplanagem, centrais de concreto, fôrmas e escoramentos, guindastes, além de motores, peças e componentes. Nos diversos espaços da feira haverá ainda equipamentos para britagem, para transporte de rocha e solo, para perfuração em rochas e para pavimentação. Como ocorre normalmente, haverá um espaço dedicado para apresentações e exibições dinâmicas dos equipamentos, um local onde o visitante poderá ver as máquinas em pleno funcionamento.

Organizada e promovida desde 1995, a M&T Expo se consolidou ao longo dos anos como o mais completo evento dos segmentos da construção e de mineração da América Latina. E a importância que os empresários desses segmentos dão à feira é comprovada pela expressiva evolução nos principais indicadores da feira. De 1995 até 2009, ano da última edição, houve um crescimento de 21% no número de visitantes, aumento de 93% no total de marcas expostas e de 52% no número de expositores. Nesse último caso, o crescimento foi ainda mais expressivo na participação de empresas estrangeiras: nesse quesito o incremento foi de 78%.

A julgar pelas excelentes perspectivas do setor de infraestrutura, o interesse por essa importante feira do segmento deve continuar crescente nos próximos anos. Segundo estudo da própria SOBRATEMA, o mercado de máquinas e equipamentos para os segmentos ligados à infraestrutura deverá continuar muito aquecido pelo menos até 2016. Isso se deve à implantação de grandes projetos de energia como o Pré-sal e Usina de Belo Monte, de Transportes, Minha Casa, Minha Vida, Saneamento Básico, além da realização de obras necessárias aos dois grandes eventos que o País sediará nos próximos anos: a Copa de 2014 e as Olimpíadas do Rio, de 2016. O estudo aponta que até 2016 aproximadamente 12 mil obras estarão sendo executadas, o que representará investimentos da ordem de R$ 1,5 trilhão (US$ 900 bilhões).

Serviço: Para obter outras informações sobre a M&T Expo 2012 basta acessar o portal da SOBRATEMA no sobratema.org.br.